Qualidade de ensino - Dilma
A candidata disse que o ponto fundamental de todo programa da educação é qualificação do
ensino. E isso, segundo ela, não pode ser feito sem a valorização do professor.
“A questão que nos preocupa fundamentalmente é a qualidade da educação. Do ensino básico, passando pelo ensino fundamental, até a pós-graduação. E essa questão está focada no pagamento e na valorização adequada do professor ou professora", ressaltou.
Para ela, os professores têm de receber um salário decente e uma boa formação. "É a universidade que pode garantir a formação continuada para os nossos professores. O professor vai ter acesso a uma formação universitária e a um diploma universitário [no nosso governo]”.
Ela defendeu os sistemas de avaliação da qualidade de ensino adotados pelo Ministério da Educação, como o Enem, e afirmou ser contra o regime de progressão automática para os alunos, mesmo quando eles não têm notas suficientes para serem aprovados - o que é adotado em São Paulo, por exemplo.
“A gente [tem de] romper com aquela prática da progressão automática do aluno, prática que vigorou em alguns estados do Brasil e que é responsável por colocar o professor num sistema sem saber se o aluno tinha aprendido ou não.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário