sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

ééh... inicio das aulas de 2011, é a hora dos alunos montarem as chapas para o grêmio estudantil e fazer valer os interesses e direitos dos estudantes através da participação das decisões e deliberações da escola.


Mas afinal..
O QUE É GRÊMIO ?
O grêmio estudantil é a entidade que representa os alunos de uma escola. Essa entidade é autônoma, portanto sua organização é livre. São sócios do grêmio todos os alunos matriculados da escola. qualquer aluno pode se candidatar ou exercer qualquer cargo do grêmio.

PARA QUE SERVE O GRÊMIO ?
O grêmio tem a função de fazer valer os interesses e direitos dos estudantes através da participação das decisões e deliberações da escola, visando sempre o seu crescimento. O grêmio pode tornar a escola mais interessante e atrativa promovendo: o Atividades culturais como mostra de teatro, festivais musicais, sessões de video, jornal informativo, oficina de dança: o Atividades esportivas como campeonatos inter-classes, torneio inter-escolas: o Eventos sociais como festas, excursões e bailes.

O GRÊMIO ESTUDANTIL
O Grêmio Estudantil é um órgão composto somente por estudantes. Ele deve estar sempre preocupado em tornar realidade as aspirações da maioria daqueles que estudam num estabelecimento de ensino. Ele é geralmente composto por uma diretoria eleita pelos estudantes que deverá trabalhar com diversos departamentos. Cada departamento contará com uma equipe de estudantes encarregada de buscar novas maneiras de envolver o maior número de alunos possível no planejamento, execução e avaliação de atividades significativas para eles. Por exemplo, o Departamento de Imprensa cuida da elaboração do jornalzinho da escola e o Departamento de Esportes da Organização de torneios e eventos esportivos em geral. O Grêmio é uma entidade autônoma que deverá funcionar sem supervisão de professores. Mas , podem surgir momentos em que os estudantes, não conseguindo resolver determinados problemas sozinhos, necessitem de ajuda de algum professor. Por exemplo o Departamento de Imprensa poderá pedir aos professores de português que façam a revisão do jornal , e o Departamento de Esportes poderá conta com o auxílio dos professores de Educação Física na organização de torneios. Mas, estudantes e professores deverão tomar certos cuidados ao trabalharem juntos. A autonomia do grêmio, entidade gerida apenas por estudantes, jamais poderá ser desrespeitada pêlos professores ou pela direção da escola. O grêmio existe para organizar a luta dos estudantes por uma escola melhor.

O QUE SIGNIFICA GRÊMIO - LIVRE ?
a) O GRÊMIO NOS ANOS 60. Em 1964, através de um golpe militar, o Brasil deixou de ser uma democracia. Vários setores da população não aceitavam o golpe de 64 e passaram a lutar pela democracia e pela igualdade de direitos neste pais. Apesar de no primeiro dia do golpe (01/04/64), a sede da união nacional de estudantes (UNE) Ter sido saqueada e incendiada pelos partidários do movimento 1º Abril, a repressão e as perseguições do primeiro governo militar não se abateram sobre o movimento estudantil com a mesma intensidade com que se manifestaram em relação ao movimento sindical. Dessa forma, houve possibilidade de os estudantes se organizarem e passarem alutar quase sozinhos contra a nova situação que se encontrava o Brasil. Tendo como ano áureo 1968, o movimento estudantil ofereceu grande resistência ao regime militar, Funcionando como principal porta - voz dos descontentamentos da sociedade. Também os estudantes secundaristas participaram dessa luta pela implantação da democracia no pais. Organizados em torno de seus grêmios e diretórios estudantis e da UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas), os estudantes de 1º e 2º grau tiveram papel destacado nas lutas contra a ditadura. Muitos secundaristas, assim como outros trabalhadores, foram presos, torturados e mortos como o estudante secundarista Edson Luiz morto pela ditadura há 30 anos. O crescimento do movimento estudantil correspondeu a uma violenta reação do governo militar. Entidades estudantis foram consideradas ilegais e seus membros passaram a ser perseguidos. Congressos organizados pela UBES e pela UNE tiveram que ser realizados clandestinamente,porque estavam proibidos pela ditadura militar. A partir de 1968, foi proibida também a existência de grêmios-livres nas escolas. Os que tentaram mantê-los ou reorganiza-los foram presos, torturados e alguns foram até assassinados. Com as prisões, processos e mortes de estudantes,o movimento secundarista foi perdendo sua força até praticamente desaparecer nos primeiros anos da década de 70. b)REORGANIZAÇÃO DOS GRÊMIOS E CARACTERÍSTICAS DO GRÊMIO LIVRE. Refazendo a duros golpes implementados pela repressão, o movimento secundarista se organizou de forma efetiva na década de 80. Em 1985, graças a luta dos estudantes mais conscientes, foi foi aprovada a lei nº 7.398 que garantiu aos secundaristas a existência legal de grêmio - livre. Vamos agora enumerar algumas características do grêmio - livre, garantidas pela lei nº 7.398.

1)Quem coordena a implantação do grêmio são os próprios estudantes.

2)Os estatutos do grêmio são elaborados e aprovados livremente (e somente) pelos estudantes.

3)As chapas concorrentes à diretoria do grêmio são formadas pelos estudantes e qualquer estudante pode candidatar-se para ocupar o cargo no grêmio estudantil.

4)Só os estudantes são associados ao grêmio estudantil. Um grêmio não pode apenas cuidar de atividades recreativas e culturais, mas também deve levar à frente lutas dos estudantes pela melhoria do ensino, por um tratamento mais digno, por mais democracia na escola na escola e participar das lutas mais gerais que os movimentos sociais realizam. Um órgão de estudantes que só pensa em promover festas e torneios não estará contribuindo para formar um estudante consciente e capaz de lutar pelos seus direitos. Um grêmio que só cuida de reivindicar e conduzir lutas não consegue apoio e participação de muitos colegas esquecendo-se assim de procurar atingir suas metas mais importantes, que é a de tornar a escola mais prazerosa e proveitosa para os estudantes. Promovendo a luta reivindicatória e política, sem se esquecer das atividades recreativas e culturais, o Grêmio Estudantil acaba se transformando no órgão mais importante da escola, porque ele representa os estudantes. Afinal não é por causados estudantes que ela existe.

* Com a abertura política e o retorno à normalidade da vida cívil, em 04 de novembro de 1985, é sancionada a Lei 7.398 (Lei do Grêmio Livre), de iniciativa do então deputado Aldo Arantes e reinvidicada pela UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. Esta lei redemocratizou as entidades de representação estudantil no âmbito da educação básica, possibilitando novamente aos secundaristas, o direito de se organizarem de forma autônoma através de grêmios estudantis. Esta conquista, também está ratificada no artigo 53 da Lei 8.069, de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente) que prevê o direito da criança e do adolescente à livre organização e participação em entidades estudantis.

2 comentários:

  1. Olá Adriana, tudo bem?

    Ficou bonito o blog da escola, depois com o tempo vou te passando mais links de sites, você quem sabe poderia colocar no blog alguns dos seus trabalhos.

    Beijos,
    Prof. Fabio (História)

    ResponderExcluir
  2. Olá estou bem, obrigada professor irei melhorá-lo cada vez mais.

    Beijo

    ResponderExcluir